[ACONTECEU!] Clube Literatura Solidária: Adaptações Cinematográficas



Aconteceu no último domingo, dia 8 de setembro na livraria Martins Fontes o 10º encontro do Clube Literatura Solidária, dessa vez o tema abordado foram as Adaptações Cinematográficas, livros que amamos (ou nem tanto) e que viraram filmes.

Depois de uma apresentação breve sobre o projeto, os mediadores Gui Cepeda (Burn Book) e Rê (Ler & Almejar) passaram a apresentar os filmes e livros, e teve bastante coisa!
 

Confira os livros e filmes citados:

As adaptações cinematográficas já acontecem há muito tempo, por exemplo, o livro Os Miseráveis, escrito por Victor Hugo, já foi adaptada inúmeras vezes, uma de suas adaptações data de 1909 (para ver outras datas acesse AQUI), como podem ver faz tempo né?! A mais recente foi lançada esse ano e conta com Hugh Jackman, Amanda Seyfried, Russel Crowe, Samantha Barks, Aaron Tveit, Helena Bonham Carter, Anne, Eddie Redmayne e Sacha Baron Cohen no elenco, o filme, um musical teve opiniões BEM divergentes do pessoal do evento, quer dizer, tem gente que AMA o filme e teve gente que não suporta musicais, eu particularmente não gosto de musicais, e por isso ainda não assisti ao filme.

 Também foram citados os livros/filmes: O Morro dos ventos uivantes da escritora Emily Brontë, e Orgulho e Preconceito da autora Jane Austen. A adaptação mais antiga do livro de Emily Brontë data de 1920, mas a mais famosa é de 1939, eu só assisti a versão feita pela MTV, e sinceramente não recomendo. Uma curiosidade, mais ou menos relacionada com a obra é que uma cantora chamada Kate Bush que escreveu uma música baseada no livro, o clipe da cantora é esse aqui:

Já o filme Orgulho e Preconceito arranca suspiros até hoje, e também causa polêmicas, por exemplo, tem uma cena de beijo entre Elizabeth Bennet e Darcy que causou muitos problemas no Reino Unido onde os fãs da autora são mais fieis e ficaram indignados, a cena foi retirada, mas pode ser vista em DVD. Também tem uma polemica envolvendo um leilão de uma anel da Jane Austen e a possibilidade de sair da Inglaterra que está deixando o pessoal meio doido por lá.

 Alguns filmes citados eu só ouvi falar, inclusive não li os livros:

Scott Pilgrim Contra o Mundo que na verdade é baseado em uma série de histórias em quadrinhos, no caso o filme foi baseado no primeiro dos seis volumes que a série possui, saiba mais AQUI.
   
Laranja Mecânica, esse eu sempre confundo com O Iluminado, não sei porque já que não assisti nenhum, mas... fazer o quê?! Laranja Mecânica é praticamente um clássico, seja da literatura, seja do cinema, e mesmo que não assistiu/leu já ouviu falar, o filme de 1972 foi aclamado pela critica da época, sendo indicado à 4 Oscars, 3 Globos de Ouro e 6 BAFTA.  




 Os mais conhecidos:

Crepúsculo: se quiserem começar uma polêmica discutam sobre esse livro, sério mesmo, mudança na personalidade da personagem principal, traições na vida real, ..., praticamente tudo foi discutido nesse livro.

As vantagens de ser invisível, esse foi mais um que dividiu opiniões, parece que o livro é bem parado, e mesmo que o filme seja “fiel” ao livro é mais movimentado e agradou mais. 






Bling Ring, o que acontece quando um grupo de adolescentes resolve fazer visitas à casa de celebridades sem serem convidados? O livro em forma de documentário, deu vida a um filme com Emma Watson que deixa para trás sua imagem de Hermione, eu ainda não assisti essa versão, só a de 2011 (vocês pode ler AQUI o que eu achei),

Harry Potter: que é que não se emocionou com a saga desse bruxinho? E com a reviravolta do final, e a surpreendente revelação de Snape? Diga-se de passagem, li uma fanfic de HP escrita bem antes do último livro ser publicado na qual o Snape tinha basicamente a “mesma história” que no livro oficial.

Jogos Vorazes: uma produção que chamou a atenção do publico pelas cenas de ação, será que foi esse o motivo da adaptação não ter falhado no cinema? Se for, Divergente tem boas chances. Eu gostei do filme, mesmo com o baixo orçamento eles fizeram o que tinham que fazer, claro que se tivessem mais efeitos teria sido BEM mais legal, mas ao que parece, pelo trailer que o pessoal mostrou isso vai ser compensado no segundo filme: Em Chamas.






 Também vimos as decepções:

O que acontece quando aparentemente o roteirista não lê o livro? Temos um filme como Percy Jackson e o Ladrão de Raios, que deixou os fãs muito fulos com a adaptação, os personagens não tinham a idade certa, esqueceram a tintura de cabelo de outra. Entretanto, se você assistir o filme, sem saber do livro, apenas como forma de entretenimento, melhor dizendo, se não tivesse um livro por trás, pode ser que o filme tivesse sido mais bem aceito, acho que alguém comentou algo do gênero, e faz sentido, o filme não é de todo ruim, só não é uma adaptação boa. Pelo que me disseram a sequência também deixa a desejar.

 16 luas foi uma das tentativas de substituir Crepúsculo nos cinemas e... não deu certo, nesse também reclamaram da idade dos atores, mas além disso, reclamaram de praticamente tudo do filme, acontece...

Instrumentos mortais: Cidade de Ossos: há quem diga que o filme decepcionou, se pararmos para pensar que em uma adaptação as coisas mudam, era de se esperar que algumas coisas saíssem e outras entrassem nesse filme, porém era de se esperar que em um filme que tem no nome Cidade de Ossos, a tal cidade apareceria mais, ou pelo menos seria explicada. Eu gostei do filme, e você podem ver o que eu achei AQUI.
 E não poderia faltar: Nicholas Sparks, os livros e filmes foram citados, mas o que mais ganhou destaque foi a vinda dele ao Brasil e a falta de preparo para a recepção.

Próximos lançamentos:
Divergente
A culpa é das estrelas

Após a discussão sobre as adaptações, tivemos um concurso de cosplay:
Três pessoas participaram, e eu esqueci de tirar fotos... assim que forem postadas eu trago o link para vocês.

Eu gosto bastante e recomendo: Entrevista com o Vampiro (adaptado do livro de mesmo nome da autora Anne Rice), Trilogia O Senhor dos Anéis (adaptado das obras de Tolkien), Harry Potter, O Hobbit (mesmo tendo no filme muita coisa que não existe no livro – adaptado do livro de Tolkien), O diário da Princesa (adaptado dos livros de Meg Cabot), Jogos Vorazes (adaptado do livro de mesmo nome), Comer Rezar e Amar (não li o livro, mas o filme é bom).

E vocês, gostam de adaptações? Qual foi melhor que já assistiram? E qual a pior?

Vídeos do youtube, para ver os créditos acesse as páginas em que estão hospedados.

18 comentários:

  1. Pah, que delícia de encontro, vocês conversaram sobre filmes ótimos! Adorei... Os Miseráveis é um dos meus preferidos, filme espetacular!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não assisti ao filme, não gosto muito de musicais.

      Abraços

      Excluir
  2. Eu acho que a melhor foi da Saga Crepúsculo, estou louca pra assistir o Jogos Vorazes 2 também!

    Adorei seu post. Falou tudo nas "decepções", que o pessoal não lê o livro e faz merda. Concordo. :)

    http://nahboaoi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente parece que não leem o livro na hra de adaptar, acabam decepcionando os fãs e perdem bilheteria em alguns casos.

      Excluir
  3. Essas adaptações na maioria desagradam os leitores. Os fãs de Percy Jackson mesmo, acho que nenhum gostou do filme! Eu gostei mas provavelmente pq não li os livros.
    Já Um Porto Seguro de Nicholas Sparks, eu li o livro e odiei o filme. Mudaram muita coisa e enfim, quando falam que um filme vai ser baseado ou adaptado de um livro sempre queremos que ele seja igual ao livro, o que na maioria das vezes não acontece por motivos de produção. É chato mas infelizmente sempre vai ser assim.
    Ahh, e eu achei a adaptação de The Host horrível também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São pouquíssimos os filmes que ficam fieis ao livro, e quando mudam muito eles tem que ter uma ideia de que muita gente (principalmente qndo o livro tem muitos fãs) de que vai haver reclamação. Eu não assisti The Host, não gostei do livro, e acabei nem vendo o filme

      Excluir
  4. Ai meu Deus quantos, nem sei qual comentar hehehehe. Vou falar de As vantagens de ser invisível, não achei o livro parado, amei! Nem vi o filme com medo de me decepcionar. Concordo com as decepções, apesar que Cidade dos ossos não assisti ainda. Os filmes do Nicholas me decepcionei com quase todos, principalmente A ultima musica. Agora Jogos Vorazes, O senhor dos anéis e Harry eu amei todos.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pretendo ver o filme primeiro e dps decido se vou ler o livro, os do Nicholas eu gostei de alguns, mas não gosto de querido john.

      Excluir
  5. Oi Pah! Teve bastante coisa mesmo hein?! que legal o post!
    Eu adorei Os Miseraveis! e eu nem sabia que tinha um filme de o morro dos ventos uivantes! Orgulho e Preconceito é ao mesmo tempo meu livro e meu filme favoritos! e o beijo no final só me deixou gostando mais, tenho o dvd aqui em casa e não tô nem aí pros ingleses malucos hahaha acho que as vantagens de ser invisível foi de fato uma das melhores adaptações de livro que eu já assisti! eu não curto a saga crepúsculo, mas cheguei a ler o primeiro e não gostei do primeiro filme, que foi o único que eu assisti. Quanto as decepções, infelizmente a saga Percy Jackson continua deixando a desejar :/ o que é uma pena pois eu gosto muito do elenco! Cidade dos ossos foi um filme que eu não amei, mas também não desgostei, vou até fazer um post falando disso!
    Tô esperando ansiosa por A Culpa é das Estrelas e A Menina que Roubava Livros! nooooooooossa como esse assunto dá pano pra manga hein? eu queria morar por aí pra poder comparecer a esses encontros ^^
    adorei o post! beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discutir adaptaçoes acaba dando muito assunto, você começa falando de uma coisa, alguém cita outra e qndo vc percebe o assunto deu uma mudada, ai volta tudo, e começa de novo. Eu não li A culpa é das estrelas pq a temática não me agrada muito, mas pretendo ver o filme, dependendo do que achar eu leio.
      bjos

      Excluir
  6. Eu ainda não consegui ir em nenhum destes clubes comandados pela Regiane e pelo Gui, sempre vejo que eles trazem temas bem bacanas e desenvolvem bem o assunto. Espero, em breve, comparecer.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano o próximo é sobre distopias e vai ser na biblioteca de sp
      bjos

      Excluir
  7. Eu sempre assisto as adaptações,mas confesso que geralmente me decepciono,prefiro os livros sem sombra de dúvidas,mas é legal ver os nossos personagens ganhando vida,Orgulho e Preconceito de 2005 é uma ótima adaptação,Jane Eyre de 2011 eu também gosto muito.... enfim,sempre vou assistir aos filmes,mas sempre vou preferir os livros!!

    Bjsss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria é melhor em livros mesmo e algumas adaptaçoes como as q vc citou ficam bem feitas e me dá vontade de ver o filme várias vezes.
      bjos

      Excluir
  8. Que interessante! Adoro esses eventos, são sempre muito divertidos (ou polêmicos, hahaha).
    Eu curti muito a adaptação de Jogos Vorazes, não só pelos efeitos e pelas cenas de ação, mas também por nos possibilitar ver como a mente dos organizadores dos jogos funcionavam, coisa que a gente não conseguia ver com muita clareza no primeiro livro, quando eles ainda estavam na arena.

    Dezesseis Luas é um filme que realmente tinha tudo para ser muito bom, mas que não convenceu. Mas confesso que o meu principal problema com esse filme, foi eles não terem encaixado as tia-avós do Ethan nas filmagens. Gente, ler as historias delas era a minha parte favorita! Passei o filme inteiro "é agora que elas vão aparecer... É agora..." e o "agora" nunca chegou.

    flyingwhisper.blogspot.com.br
    @nathcaralh0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom das adaptações (qndo são bem feitas) é que eles acrescentam alguns elementos que mostram um pouquinho mais daquilo que a gente só imaginava que poderia acontecer.

      Excluir
  9. A que eu mais gostei foi: Nenhuma! Pra mim os livros sempre são melhores!
    Um beijo <3
    Ellen- Momentos Assim!
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Sinfonia de Anime

  “Não importa o que aconteça, sempre tenho a força e o poder...”   Que tal uma programação diferente para sair da rotina e adentrar no ...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido